Retrospectiva propõe revisitar as 30 edições da Bienal de São Paulo, testemunha das transformações na arte brasileira.
Não poderia haver subtítulo mais feliz para a 30 x Bienal: “transformações na arte brasileira”. A Bienal, em sua singular continuidade e seu corajoso pioneirismo- sendo o primeiro evento do gênero em um país periférico do hemisfério sul – transformou a arte em nosso país e foi aos poucos sendo transformada por ela.
+ Confira: galeria de imagens da 30 x Bienal revela principais obras presentes na exposição
Como explicou Paulo Venâncio Filho, curador da retrospectiva, “sem a rotina ininterrupta da Bienal, seria muito improvável a formação da tradição moderna e contemporânea tal como ocorreu, de maneira única nas artes plásticas brasileiras em contato e confronto com as tendências estrangeiras”.

A história da Bienal de São Paulo se confunde com a história da arte em si, e em uma escala ainda mais aprofundada, com a história da arte brasileira. A proposta, porém, não é revisitar de forma saudosista o passado, ou fazer uma retrospectiva definitiva dos últimos 60 anos da arte em nosso país, mas de retomar o passado a partir de nosso olhar presente, expondo toda sua atualidade.
Trata-se de uma oportunidade ímpar para mergulhar na trajetória das artes plásticas brasileiras, apreciar trabalhos de destaques de grandes nomes, e de refletir sobre o passado – e, inevitavelmente, o futuro – de uma das mais importantes instituições artísticas de nosso país.
Faça o download gratuito do nosso guia virtual 30 x Bienal, e fique por dentro de tudo que rola na exposição. Você pode baixar o guia clicando no botão abaixo, ou ler online pelo Issuu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário