terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Maciço de Baturité

MACIÇO DE BATURITÉ

Festivais aquecem consumo

03.12.2013

Empresários descobrem as potencialidades dos eventos temáticos para estimular o consumo de produtos e serviços

Guaramiranga. Pouco mais de uma década após a consagração do Festival Jazz e Blues de Guaramiranga como atrativo turístico, esta cidade desperta para esse tipo de evento como fonte econômica no calendário regional. O município estuda a criação de mais festivais ao longo do ano. Deverão atrair com mais frequência o interesse dos visitantes. O objetivo é manter os negócios aquecidos de janeiro a dezembro, aproveitando as potencialidades locais, principalmente o turismo, a gastronomia e a floricultura.

Com foco nos vinhos, flores e na literatura, o mais recente evento realizado em Guaramiranga provou o potencial para atração de um público especializado e exigente. O sucesso foi garantido FOTO: ALEX PIMENTEL

Comerciantes, artesãos, hoteleiros, todos os segmentos econômicos da região apostam na expansão do calendário cultural e gastronômico como forte alternativa de renda. O clima agradável, o número cada vez maior de condomínios e a proximidade de Fortaleza são algumas vantagens para ampliação dos festivais especiais. Além da estabilização nas vendas de produtos e serviços, o lucro pode crescer em média, pelo menos, 30%, assegurando renda continua para todos os setores. Essa é a estimativa do empresário Joaquim Caracas. Ele é sócio diretor do Ecohotel Vale das Nuvens.

O empresário citou como exemplo o último festival realizado em Guaramiranga, "Letras, Flores e Vinhos", entre os dias 15 e 17 de novembro. "Os vinhos selecionados, os cenários escolhidos, o show dos poetas, tudo trouxe um charme extra a Guaramiranga, destacando o que este município tem de melhor a oferecer. O Festival atraiu pessoas adoradoras de vinho e proporcionou o momento ideal para a divulgação da ideia de produzir o primeiro vinho do Maciço de Baturité", avalia, empolgado em iniciar um novo ramo de desenvolvimento para a região, a vinicultura. Para o sócio-proprietário da Fortali Food Service, Rodrigo Quevedo, a mais recente experiência serviu para difundir a boa cultura do vinho e, por consequência, a evolução desse marcado. "Guaramiranga tem um clima e um ambiente ideias para se degustar bons vinhos e, por suas vez, os bons vinhos ajudam a qualificar e contribuir ainda mais para o crescimento do turismo local. O volume de negócios realizados pela Fortali durante o evento foi considerado excelente. No total, foram comercializadas cerca de 400 garrafas de vinhos de 40 rótulos diferentes, originários de cinco países - Brasil, Chile, Argentina, Espanha e França - sendo todos vinhos de qualidade. A lojinha de vinhos do evento também foi uma experiência que deu certo", ressaltou satisfeito.

O secretário municipal de Turismo, Ricardo Brasil, reconhece a potencialidade dos festivais especiais como incremento econômico. Ele está no seu primeiro ano participando da atual administração, mas já percebeu a importância desse modelo de atrativo. Cada um deles atrai no mínimo cinco mil visitantes.

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR

Mais informações

Secretaria de Turismo de Guaramiranga, Rua Joaquim Alves Nogueira, 409 - (85) 3321.1133 Sebrae Baturité, Av. 7 de Setembro 961 - (85) 3347.1570

Nenhum comentário:

Postar um comentário