Vendas da Black Friday pela web giram R$ 174 mi; telefonia e eletro lideram
As vendas nas lojas virtuais nas primeiras 12 horas da Black Friday movimentaram, nesta sexta-feira (29), R$ 174 milhões. A estimativa foi feita pela empresa ClearSale e divulgada por um dos organizadores da campanha, o portal Busca Descontos.
Segundo o estudo, os consumidores brasileiros realizaram, entre 0h e 12h, 410 mil pedidos de compra pela internet. O gasto médio foi de R$ 425.
O portal Busca Descontos criou o site Black Friday especialmente para o evento. Lá, reúne 109 lojas virtuais participantes. Nessas lojas, produtos de telefonia, eletrodomésticos e eletrônicos foram os mais vendidos.
Em seguida aparecem itens de informática e games.
Segundo o Busca Descontos, o desconto médio no preço de produtos e serviços das lojas publicados no site Black Friday é de 20%. As informações fioram feitas com base numa análise da empresa Sieve, que comparou a média histórica de preços nos últimos 90 dias com os preços das lojas disponíveis no site à 01h00 dessa sexta-feira.
As categorias que tiveram os maiores descontos são: papelaria (31%); moda e acessórios (30%); e casa e decoração (28%).
Serviço registra recordes de queixas
Além das lojas reunidas pelo Busca Descontos, diversas outras estão oferecendo promoções nesta sexta-feira pelo país, tanto em espaços físicos como em seus sites.
Levantamento feito pelo UOL mostra que nem sempre as ofertas anunciadas são, de fato, compensadoras.
Muitos consumidores têm recorrido à própria internet para registrar reclamações. Os sites das lojas Extra, Ponto Frio e Submarino lideram o ranking de reclamações de internautas nesta sexta-feira, segundo levantamento do site Reclame Aqui.